quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Muscodor Albus; promissor aliado da agroecologia

Vários anos atrás, um fungo endofítico incomum foi isolado a partir do Cinnamomum zeylanicum (Canela) , crescendo em uma floresta tropical em Honduras ( Strobel et al , 2001. ; Worapong et al ., 2001 ). Dados obtidos sobre este organismo indicou que era um fungo xylariaceous sem a identidade molecular completa de qualquer outro fungo da familia Xylariaceae .A mais notável propriedade deste organismo foi a sua capacidade para produzir uma mistura de compostos orgânicos voláteis (COV) que foram letais para uma ampla variedade de fungos e bactérias patogénicas de plantas e humanos.

O “Muscodor albus”  como foi denominado, pode oferecer uma opção de base biológica para fumigar determinadas culturas e eliminar pragas destrutivas nessas culturas. Essa constatação vem de estudos realizados por cientistas do Serviço de Pesquisa Agrícola dos Estados Unidos (ARS), que usou o fungo para combater a traça da batata, as borboletas da maça e o fungo “Tilletia indica“(Mitra) do Trigo.

Em testes com maçã armazenada, uma exposição de 14 dias ao “Muscodor Albus” matou 100 % das larvas em casulos, que são muito difíceis de controlar. Também foi provada a eficácia da bio-fumigação com “Muscodor Albus” em caixas fechadas de maçãs armazenadas a várias temperaturas. Os resultados obtidos até agora são promissores, e parece que não existem efeitos adversos sobre a cor, textura e outras características das maçãs.

Finalmente as potenciais aplicações de “mico-fumigação” com o “Muscodor Albus” estão sendo investigadas e incluem aplicações no tratamento de varias partes das plantas e resíduos humanos. Outra opção promissora inclui a sua utilização como substituto do brometo de metilo (BM), em fumigação, como um meio para controlar as doenças das plantas através do solo.

http://libra.msra.cn/Publication/34852310/muscodor-albus-and-its-biological-promise

sábado, 26 de outubro de 2013

Bio-fossas; Alternativa do Milênio

As fezes humanas são a principal fonte de patógenos que causam diarreia, parasitas e outras doenças, e entram em contato com as pessoas, não só pela água, mais também pelos alimentos e a falta de higiene.

Gerar a consciência de que o saneamento é necessário, e promover a demanda de serviços nas áreas que ainda não possuem , permitindo o envolvimento da comunidade no processo de execução é uma estratégia para alcançar a sustentabilidade dos serviços no longo prazo. Ter serviços / instalações de saneamento, torna-se uma fonte de orgulho, elevando sua qualidade de vida e até mesmo seu potencial de desenvolvimento.

Melhorar o saneamento tem um impacto positivo significativo na redução da pobreza e crescimento econômico da sociedade. Globalmente, para cada dólar investido em saneamento na busca de atingir os ODM* para a água e saneamento, o benefício médio é de 12 vezes maior, isto é devido à redução de doenças, gastos na saúde, aumento da produtividade e dos dias de presença escolar das crianças. Além disso, o aumento do nível de educação das meninas e das mulheres contribui positivamente para o desenvolvimento econômico da sociedade.

Na América Latina, o nível de tratamento das águas residuais é de apenas 14 %, dos quais apenas 6% é adequado, o que indica que as aguas residuais de 208 milhões de pessoas são diretamente vazadas para o meio ambiente sem tratamento adequado. O custo do tratamento de águas residuais pode ser muito alto para os governos, as empresas e a comunidade que tem que lidar com isso e que muitas vezes não tem recursos suficientes para reparar o dano ambiental causado.

Grande parte das fontes de água superficial e subterrânea está contaminada, o que requer mais esforço para torná-la segura e evitar a propagação da doença. De acordo com um estudo regional, mais de 75 % dos lagos e reservatórios avaliados em 15 países foram classificados como eutróficos, sendo as descargas domésticas uma das principais fontes de poluentes que causam o problema.

*Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são um conjunto de 8 macro-objetivos, a serem atingidos pelos países até o ano de 2015, por meio de ações concretas dos governos e da sociedade. São a agenda do Planeta, a agenda da Humanidade. São a agenda do Brasil. A agenda de cada um de nós.
Clique aqui para saber mais sobre os ODM
O saneamento ecológico é baseado em um conceito de saneamento, que oferece alternativas para a escassez de recursos hídricos, já que propõe sistemas que utilizam menos água do que os sistemas convencionais e inclui métodos e práticas de tratamento e reutilização das aguas cinzas e soluções de segurança alimentar, considerando os principais resíduos orgânicos (lixo, urina e fezes ), como recursos  potenciais.

No presente post apresentamos dois sistemas diferentes ambos ecológicos.
a BET- Bacia de Evotranspiração de Itamar Vieira publicada no site Setelombas e a Fossa Séptica Bio digestora desenvolvida pela Fundação Banco do Brasil. em parceria com a Embrapa.


BET- Bacia de evotranspirção

Fossa Séptica Biodigestora
Clique na imagem para ver a cartilha completa

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O sumiço das abelhas


" Se as abelhas desaparecerem, a humanidade teria 
apenas quatro anos a mais de vida. "
                                                                                                  (Albert Einstein)

Alguns especialistas acreditam que as abelhas poderiam ser completamente extintas e pelo menos um terço da nossa alimentação depende da polinização das plantas onde libam.

Perturbadoras evidências mostra que mais de um terço das abelhas nos Estados Unidos não conseguiram sobreviver ao inverno. Este é o quarto ano consecutivo que acontece e o segundo na Grã-Bretanha, que também tem uma porcentagem similar.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Conheça o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO).



O Plano Nacional de Agroecologia (Planapo) é uma política pública do Governo Federal e torna-se o principal instrumento de execução, integrando e qualificando políticas e programas dos dez ministérios envolvidos na sua execução.

OBJETIVO:

Articular e implementar programas e ações indutoras da transição agroecológica, da produção orgânica e
de base agroecológica, como contribuição para o desenvolvimento sustentável, possibilitando à população a
melhoria de qualidade de vida por meio da oferta e consumo de alimentos saudáveis e do uso sustentável dos recursos naturais


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Bio - Bussines

Recebi uma mensagem do meu amigo e professor Frederico Fonseca da Silva, no qual, alertava da entrada de duas grandes multinacionais no mercado dos defensivos biológicos.  A LG e a Monsanto.

Espera ai, a LG?

Até onde eu sei a LG é uma conhecida marca de celulares, e outros aparelhos eletrônicos, alias estou digitando o presente post num notebook LG, assim que decidi ler a matéria completa no link do site AGROLINK . A manchete é clara: “LG vai entrar no mercado de agroquímicos e defensivos biológicos”. É dizer; tanto faz vender  Tiametoxam, Lambda-cialotrina,- ( ambos componentes do “Engeo Pleno da Syngenta”, agrotóxico tristemente famoso por ser causante da intoxicação de cerca de 100 pessoas, (a maioria crianças e adolescentes), da Escola Municipal Rural São José do Pontal, no  município de Rio Verde (GO), que acharam legal ver o avião voando baixinho, recebendo uma abundante chuva de veneno) - que vender um fungo que colonize determinados insetos.

 É uma questão de mercado; atingir todos os nichos de mercado possíveis.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A produção agroecológica promove a biodiversidade no solo

A biodiversidade dos  microrganismos do solo é mais importante do que as plantas para a saúde do agro- ecossistema.  Que os agricultores possam medir de forma simples e barata a biodiversidade, torna mais fácil a aplicação de técnicas mais sustentáveis para produzir alimentos.

" A produção agroecológica é um método que respeita, protege e promove a biodiversidade em nosso solo. Isso é relevante porque ao contrário do que se poderia pensar, a biodiversidade dos  microrganismos do solo é muito mais volumosa do que a biodiversidade dos vegetais  e tem uma influência decisiva na saúde do ecossistema ", afirmou Carlos Garbisu de  Neiker Tecnalia e pesquisador do Governo Basco, na apresentação do curso " indicadores da saúde do agro-ecossistema " realizado na Escola Agrícola de Derio ( Bizkaia )

De acordo com os dados científicos apresentados , 99% da nossa alimentação depende , em última instância , do solo e a maioria das terras  cultiváveis ​​do planeta já estão sendo usadas .

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O governo federal lançou no dia 17/10/2013 o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica

+Ana Cristina Campos e +Danilo Macedo
Repórteres da Agência Brasil
Brasília – O governo federal lançou hoje o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - Brasil Agroecológico, com a meta de atender a 75 mil famílias, por meio de assistência técnica voltada à produção orgânica, e apoiar 50 mil agricultores para que consigam a certificação de produtores orgânicos.
Ao anunciar a abertura do edital de contratação de serviços de assistência técnica e extensão rural para atender a 58 mil agricultores, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, ressaltou que o plano prevê o atendimento de 75 mil famílias em três anos, com foco na produção orgânica. "Essas chamadas públicas preveem uma cota de 50% para mulheres agricultoras”, disse Vargas
.CLIQUE NA IMAGEM
 
PARA VER A CARTILHA

quarta-feira, 16 de outubro de 2013



Oficina de Biofertilizantes

O próximo dia 26 de Outubro sera realizada uma oficina de técnicas de preparação de Biofertilizantes, no sitio "Floresta Encantada" no município de Campo Largo, Paraná.
Veja o folder divulgativo