quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O sumiço das abelhas


" Se as abelhas desaparecerem, a humanidade teria 
apenas quatro anos a mais de vida. "
                                                                                                  (Albert Einstein)

Alguns especialistas acreditam que as abelhas poderiam ser completamente extintas e pelo menos um terço da nossa alimentação depende da polinização das plantas onde libam.

Perturbadoras evidências mostra que mais de um terço das abelhas nos Estados Unidos não conseguiram sobreviver ao inverno. Este é o quarto ano consecutivo que acontece e o segundo na Grã-Bretanha, que também tem uma porcentagem similar.



Mais de três milhões de colônias de abelhas morreram nos Estados Unidos desde 2006 e mais de um bilhão de abelhas morreram nesse período no mundo.
A importância desses animais historicamente associadas com a divindade (Zeus, Vênus ) não podem ser subestimados : eles contribuem para 38 bilhões da economia global e um terço de tudo o que comemos depende da polinização pelas abelhas.
Alguns especialistas acreditam que as abelhas estão caminhando para a extinção. Embora ainda não seja conhecida totalmente a causa desta doença que causou o colapso de muitas colónias ( CCD ) . Os cientistas acreditam que o principal motivo pode ser os agrotóxicos (encontrando mais de 121 pesticidas em amostras de abelhas, pólen e cera ) .
Outro fenômeno que tem intrigado os cientistas é que muitas das colônias são abandonadas, sem acharem os corpos das abelhas, motivo pelo qual tem sido chamado de Mary Celeste Syndrome ( como o navio inexplicavelmente abandonado em 1872 ) . Alguns estudos científicos ligam ao efeito produzido pelas torres de comunicação de celular, produzindo desorientação das abelhas e impedindo de voltar para suas colmeias. Esta poderia ser uma causa, não muito conveniente para ser aceita pelas indústrias de telecomunicações.

As abelhas podem ser o animal mais importante para o tipo de vida que levamos , um mundo sem abelhas seria um mundo sem mel, também no sentido metafórico .

Nenhum comentário:

Postar um comentário