sábado, 2 de novembro de 2013

Plantas úteis: Urtiga

Urtiga
(Urtica dioica)


Características Botânicas
Urtiga ( Urtica dioica ) pertence à família Urticaceae, um nome de família de plantas presentes nas áreas de clima temperado e tropical e é composta por cerca de 2.000 espécies . A espécie mais comum é a Urtica dioica , mais existem outras urtigas como a urtica pilulifera, Urtica membranacea ou Urtica urens ( urtiga menor). Subarbusto ereto, perene, de 40-120 cm de altura. Folhas inteiras, de 7-15 cm de comprimento. Flores pequenas de cor branca ou amarelada. O pecíolo das folhas e ramos possuem pêlos e cerdas com forte ação urticante, causadas pela presença de ácido fórmico e aminas (LAVALLE, 2000).  A planta contém taninos especialmente na raiz e minerais; azoto, potássio, cálcio, ferro, enxofre, magnésio, alumínio, particularmente nas folhas.

Nomes: urtiga, urtiga - mansa , urtiga - Maior, urtiga - europeia

Habitat
Nativa da Europa e subespontânea ou cultivada principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil. Cresce nos solos úmidos e ricos em nitrogênio.

Colheita
Podem ser usadas secas ou frescas. Para fins medicinais são coletadas nos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, embora não haja nenhum problema para recolhê-la ao longo do ano. Com fins alimentícios ou agrícolas pode ser recolhida a qualquer momento, porem, antes da aparição das flores a planta é mais macia.
Usos Medicinais e Alimentícios.
*Medicinais: Esta planta tem muitos usos medicinais e era usada para rituais de cura . Entre outros, foi citado seu valor como um estimulante digestivo, antidiarreico e diurético.
* Sempre consulte um médico antes de usar este ou outro remédio caseiro com plantas medicinais.
Alimentícios: Utilizam-se os brotos tenros e as folhas. As propriedades urticantes desaparecem com a cocção. Lavar e ferver de 10 a 15 minutos e pode ser usado para saladas, sopas, purê... Fornece elementos benéficos, tais como o ferro ou o silício. Também contém uma quantidade significativa de proteínas e as vitaminas A , C e K.

Uso Agrícola
Fertilizante: A decocção de urtigas pode ser usada como fertilizante nitrogenado.
Inseticida/fungicida: A aplicação de extrato de urtiga tem muitas propriedades benéficas para o horto: Inseticida natural, eficaz contra pulgões, mosca branca, etc.  Reforça a capacidade de defesa das plantas (prevenindo doenças) e estimula o crescimento das mesmas.
A maneira de se obter o extrato é simples:
São recolhidas 500 gramas da planta, sem raiz e de preferência quando começam a aparecer suas flores , colocar as plantas dentro de um balde com 5 litros de agua e com um peso por cima para manter as urtigas submersas, deixar por 15 dias removendo todos os dias. Quando a água torna-se escura e tem um odor ruim, é sinal de fermentação, filtrar e guardar em uma garrafa. Aplicar com pulverizador no solo ou diretamente nas plantas.

Funcionalidade em agrossistemas

Insetos Úteis : Existem inúmeros estudos citando a importância da presença de urtigas nas bordas dos campos , pois é fonte de alimento para muitos insetos; pulgões , tripés e insetos dos gêneros Agromizidos e Liocoris . No entanto, a urtiga também é um habitat importante e relativamente seguro para muitos insetos benéficos; Coccinelídeos, (Adalia bipunctata Coccinella septemputata), Sirfídeos, Antocorídeos; Anthocoris nemorum y A. Nemoralis, Mirídeos, Cecidomídeos, Crisopídeos e certos parasitoides de pulgões, (Aphidius ervi), e fungos entomopatogênicos (Erynia neoaphidis, Erynia planchoniana). Consequentemente, a manutenção das plantas hospedeiras, neste caso a urtiga, nos permitirá manter populações de insetos predadores ou parasitoides dos pulgões, na proximidade das plantações.

Fontes: http://www.agroecologia.net/recursos/Revista_Ae/Ae_a_la_Practica/fichas/N2/Revista_AE_N%C2%BA2_ficha_planta.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário